Cursos disponíveis

O Curso de Formação Inicial INTRODUÇÃO A LIBRAS propõe-se apresentar aos profissionais questões referentes à Cultura e ao sistema linguístico da comunidade surda usuária de libras a fim de estimular a consciência sobre a diversidade e identidade linguística dessa comunidade e, portanto, contribuir para a promoção da modalidade bilíngue na educação de surdos no município de acordo com as legislações em vigor Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e a Lei 14. 191/2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394, de 1996).


A língua brasileira de sinais, reconhecida pela Lei 10.436/02 como o sistema linguístico das Comunidades Surdas brasileira, é essencial para a educação e a sociedade, uma vez que se constitui numa das línguas e culturas de nossa diversidade brasileira. 

Pensando no Uso e Difusão desta língua e na importância da UFRRJ para as regiões onde atua, o Curso de Libras propõe-se trabalhar com atividades práticas deste sistema linguístico e aspectos culturais das comunidades surdas brasileiras a fim de contribuir para a mobilização cidadã em prol da diversidade.