A língua brasileira de sinais, reconhecida pela Lei 10.436/02 como o sistema linguístico das Comunidades Surdas brasileira, é essencial para a educação e a sociedade, uma vez que se constitui numa das línguas e culturas de nossa diversidade brasileira. 

Pensando no Uso e Difusão desta língua e na importância da UFRRJ para as regiões onde atua, o Curso de Libras -instrumental propõe-se trabalhar com atividades práticas deste sistema linguístico e aspectos culturais das comunidades surdas brasileiras a fim de contribuir para a mobilização cidadã em prol da inclusão e da diversidade.

Público-alvo: Pessoas ouvintes.

Objetivo: Divulgar e incentivar o uso da libras.

Carga horária: 60 horas (3 horas/aulas) – 2 horas de vídeo aula e 1 hora de atividade prática de acordo com a vídeo aula.
Vagas: 25

Equipe: Ana Carla Ziner, Keles Firmina, Libni Martins, Vanessa Cristina e Wagner Cabral



A sociedade é composta por pessoas com características diversas. Por isso é importante perceber algumas informações acerca da Libras e da percepção de mundo do aluno Surdo, para que através deste conhecimento os professores possam ter uma melhor interação com esses alunos e assim melhorar o processo de ensino-aprendizagem da física para eles.

Objetivo: Ter um primeiro contato com informações sobre a Cultura Surda e conhecer algumas estratégias que podem ser utilizadas no ensino de Física para pessoas Surdas.

Publico Alvo: Professores e estudantes.

Modulo 1: Introdução

Conteúdos programáticos:
Aula 1 - Nomenclaturas e Cultura Surda;
Aula 2 - Conceitos de Física em Libras.


Criador de filmes do Windows Movie Maker 2.1

É um software  de edição de vídeo da Microsoft  que  permite fazer, editar, criar slides show  e  incrementar filmes caseiros ou trabalhos, permitindo que os usuários criem efeitos e transições nos seus vídeos além  de  poderem adicionar legenda, imagens, gifs animações  e vídeos,  efeitos, títulos, subtítulos, créditos, outras técnicas visuais, por exemplo a sobreposição de uma imagem transparente como logotipo e a colocação uma chroma key blue e pip simples, com os vídeos tutorais em Libras, áudio e com legenda automaticamente. 

Objetivo: Conhecer as ferramentas da edição de vídeo básico, utilizando os recursos do software Movie Maker 2.1 / Webcam.

Publico Alvo: Educador, pesquisador, coordenador, orientador e estudante.

Modulo 1: Windows Movie Maker 2.1 - I

Conteúdos programáticos:
Aula 1- Saber a plataforma computacional;
Aula 2- Conhecer a história da evolução sobre WMM;
Aula 3- Baixar e instalar as programas de graça;
Aula 4- Estudar as ferramentas e os opções no WMM;
Aula 5- Praticar passo a passo WMM 2.1